terça-feira, 27 de outubro de 2009

Manutenção de Notebook´s

Os notebooks estão se tornando um item cada vez mais popular, muitas vezes substituindo o desktop. Apesar disso, um dos principais problemas com relação aos notebooks continua sendo a manutenção. Antigamente, existia o mito de que, apesar de mais caros, os notebooks eram construídos com componentes de melhor qualidade e que, por isso, raramente davam problemas. Isso pode ter sido verdade no passado, mas, hoje em dia, com modelos cada vez mais baratos e fabricantes trabalhando com margens cada vez mais estreitas, os notebooks apresentam tantos problemas de hardware quanto os desktops, ou talvez até mais.
Caímos então no alto custo da manutenção. Uma simples limpeza pode custar mais de 350 reais em uma autorizada. Uma troca de tela custa quase metade do valor de um equipamento novo e assim por diante. Muita gente acaba vendendo notebooks com telas apagadas ou problemas de travamento a preço de banana, quando o problema é, na verdade, simples de resolver.

De certa forma, o hardware de um notebook é muito similar ao de um desktop. O notebook usa barramento PCI Express (ou AGP), usa memória DDR/DDR2/DDR3 e possui até slots PCI (na forma do encaixe mini-PCI, usado normalmente para a placa wireless e do slot PC-Card). A grande diferença é que no notebook quase tudo é miniaturizado, o que leva ao uso de componentes mais compactos e que consomem menos energia.


Ao contrário dos desktops, as telas LCD dos notebooks não utilizam o conversor analógico-digital. Elas são digitais por natureza, o que economiza componentes e reduz o consumo. Os módulos de memória também são miniaturizados. Antigamente, os módulos de memória para notebook eram muito caros, com alguns fabricantes cobrando preços extorsivos pelos upgrades, mas atualmente os preços estão muito mais próximos dos módulos tradicionais.

Módulo SODIMM
Na maioria dos notebooks, é fácil substituir o HD ou instalar mais um módulo de memória. Em alguns modelos, o compartimento do cooler também está bem acessível, o que facilita a limpeza (aquele problema clássico do notebook começar a travar ou desligar depois de um ano de uso, é quase sempre causado justamente pelo acúmulo de sujeira).

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário