quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Como Desproteger e Quebrar Senha de Planilha Excel 2007

Segue abaixo um procedimento com macro para desbloquear em apenas alguns segundos uma planilha protegida por senha no EXCEL.

Siga as orientações:

Primeiro 1: Abra a planilha protegida e tecle ALT+F11

Segundo 2: Será aberto o Microsoft Visual Basic.Clique em INSERIR > MÓDULO



Terceiro 3: COPIE e COLE  o código abaixo:

Sub Desbloqueia_Planilha()

Dim i As Integer, j As Integer, k As Integer
Dim l As Integer, m As Integer, n As Integer
On Error Resume Next
For i = 65 To 66
For j = 65 To 66
For k = 65 To 66
For l = 65 To 66
For m = 65 To 66
For i1 = 65 To 66
For i2 = 65 To 66
For i3 = 65 To 66
For i4 = 65 To 66
For i5 = 65 To 66
For i6 = 65 To 66
For n = 32 To 126
ActiveSheet.Unprotect Chr(i) & Chr(j) & Chr(k) & _
Chr(l) & Chr(m) & Chr(i1) & Chr(i2) & Chr(i3) & _
Chr(i4) & Chr(i5) & Chr(i6) & Chr(n)
If ActiveSheet.ProtectContents = False Then
MsgBox "Sua planilha foi desprotegida"
Exit Sub
End If
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next

End Sub


Quarto 4: Clique no disquete (Salvar) na tela de edição da macro.

Quinto 5: Digite ALT+F11 novamente para retornar a planilha protegida.
Digite ALT+F8. Selecione sua macro (Desproteger_Planilha) e clique em executar.

Sexto 6: Aguarde alguns segundos. Será exibida a mensagem "Sua planilha foi desprotegida".

Espero ter ajudado! Deixe seu comentário abaixo, ok!

300 comentários:

  1. muito bom esse macete, ajudou bastante.
    discas assim que são boas de ser divulgadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARACAS!!!!! Valeu Brother! Funfo 100%

      Excluir
    2. Parabéns!
      Funcionou perfeitamente!
      Muito obrigado!

      Excluir
    3. Não consigo na parte Inserir > Módulo A opção do menu está inativa, o que pode ser ?

      Excluir
  2. Parabéns pela dica... em vez de programas caros... ou enrolados vc nos deu um presentão...

    nem tem conheço e ja gostei de vc... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Realmente Sensacional seu codigo ;) parabens pela sua macro criada, de muita utilidade e de facil entendimento sua logica usada :D

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o contrário, como evitar que este código funcione?

    ResponderExcluir
  5. Pra mim nao funcionou, o meu Excel quando tem a abertura do arquivo e pede a senha nao acontece nada ao apertar o alt+ F11, depois que dou um ok ou cancelar na senha abro o M Visual Basic mas dai a opcao inserir modulo nao está ativa, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pq sua senha é para abrir a planilha... No caso, é pra desbloquear a aba protegida.

      Excluir
  6. Excelente. Parabéns. Funcionou perfeitamente. Obrigado pela dica. Paulo (Montenegor/RS)

    ResponderExcluir
  7. Quando abre o M Visual Basic, a opção inserir modulo está desativada, o que fazer?

    ResponderExcluir
  8. Muito fácil... realmente esse macete da certo... Obrigado amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, para quebrar senha p/ abrir o arquivo ñ funciona, somente p/ desbloquear células protegidas ou arquivo somente leitura...ok, o macete ñ foi bem claro...

      Excluir
    2. ÓTIMA DICA ESTÁ DE PARABENS OBRIGADO FOI MUITO UTIL

      Excluir
    3. Para abrir o arquivo não funciona, ele não exclui a senha. Para mim não serviu.

      Excluir
  9. valeu ! ajudo bastante !

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo artigo,funcionaou corretamente.

    ResponderExcluir
  11. cara esse macete é muito bom obrigado em

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo, a minha planilha nem abre não tive exito em desbloquear dessa forma se houver alguma outra por favor me avise

    ResponderExcluir
  13. Muito Obrigado pela grande ajuda...
    Parabens pelo tutorial..
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  14. Valeu irmão, explicação super prática e funcinamento garantido!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. no meu ele pede asenha o que eu faço
    sanaelson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. vlw.. muito obrigado de varios topicos que eu li o unico que funfou blz foi esse hehehhe muito obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  17. Funcionou muito bem. PARABÉNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  18. Alexandre Nascimento7 de janeiro de 2012 às 17:54

    Fantástico!!!!!!!!!!!!

    Funcionou perfeitamente.

    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  19. Bom... dificilmente achamos macetes como esse na net... parabéns ao amigo que postou... funcionou perfeitamente.

    Vlw

    ResponderExcluir
  20. Maravilhooooosssooooo....!!!
    PARABÉNS...!!!

    ResponderExcluir
  21. muito obrigada por essa macro! funcionou perfeitamente!

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a dica do colega aí, funciona perfeitamente! valeu cara obrigado pela força..

    ResponderExcluir
  23. Cara, eu mesmo botei a senha e na hora que fui abrir novamente, quem disse que eu lembrava...

    Muito boa a dica, funfou bacana.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  24. Realmente sensacional.

    Me ajudou muito.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Show!!! grato pela dica, funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  26. Perfeito! Show de bola muito obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Velho, arrebentou! Funfou legal. Tava com a planilha travada o maior tempão, mandou bem, mano. É isso aí, ajudando a galera. boa sorte pra vc.

    ResponderExcluir
  28. Perfeito!!! Vou salvar o seu site para consultas futuras ;) Valeuuuu po me ajudar. lol

    ResponderExcluir
  29. Amigão, tu é o cara!
    vlw mesmo, funcionou perfeitamente aqui com várias que testei.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  30. A minha não deu certo, porque coloquei minha senha em proteger pasta de trabalho e depoisem proteger estruturas e janelas e esqueçi minha senha vc pode me ajudar, não sei o que faço.

    ResponderExcluir
  31. NAO FUNCIONA! A OPÇÃO INSERIR MODULO ESTÁ DESATIVADA.

    ResponderExcluir
  32. Muito Bom!!!
    e Muuuuuito Obrigado!

    Tiago Marcaneiro
    www.vaitranquilo.com

    ResponderExcluir
  33. Amigo, muitíssimo obrigado, valeu mesmo, nunca encontrei uma dica tão eficaz assim e bem explicativa, Nota 1000 para você quanto a dica Desproteger Planilha do Excel. Caso saiba me explique como fazer para bloqueiar arquivos do Word e do Excel na rede para que os mesmos sejam abertos, exibidos e lidos porem não permitir que sejam copiados e ou alterados.
    Retorno via e-mail se preferir: cwb.sao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá Anônimo. Obrigado pelo elogio!

    Quanto a permissão de acesso aos arquivos (Word, Excel), perquise a respeito de permissãod e acesso a pastas na rede Windows.

    Você deve criar uma pasta no servidor e configurar as permissões de acesso para usuário ou grupo da rede. Você tem que desativar o compartilhamento simples da rede e configurar no modo avançado.
    Leia mais a respeito em http://support.microsoft.com/kb/307874/pt-br


    Posteriormente, posso fazer um post aqui no blog! Se tiver boas informações, aceito como material de pesquisa!

    Att

    ResponderExcluir
  35. Shoooooowwwww de bola, foi ripa na xulipa e pinba na planilinha!!!

    Muitíssimo obrigado.

    LM

    ResponderExcluir
  36. A senha que esqueci é de abertura, desta forma não dá para colocar uma macro, pois não consigo abrir a planilha.

    ResponderExcluir
  37. Maravilha, excelente dica muito obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Sensacional.Quem sabe sabe......

    ResponderExcluir
  39. Cara!!!!, que programa bacana. Funcionou perfeitamente. E eu que estava com um embrólio, que foi resolvido em segundos com esta tua dica.
    Parabéns amigão

    ResponderExcluir
  40. Valeu!!! Sua dica ajudou muuiiiiiiiiiiitttttttttttto!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  41. Show de Bola este macete ! Isso vai me ajudar muito na minha rotina de trabalho que toda vez pego planilhas bloqueadas de clientes.

    ResponderExcluir
  42. Muito bom!!!!!!!! Obrigado!

    ResponderExcluir
  43. E como elimino senha de arquivo excel?

    ResponderExcluir
  44. Muito bom mesmo... funcionou que é uma blz!!!
    Abraços vlw

    ResponderExcluir
  45. Show de bola.....ótima dica...funciona bem mesmo!!

    ResponderExcluir
  46. Mtoooo bom ! Obrigada pela ajuda ! Continue nos postando dicas assim!

    ResponderExcluir
  47. Velhoooooo Brigadão Salvou minha monografia!!!!rsrsr
    Abrç!!!Vlw msm!!!!

    ResponderExcluir
  48. parabens, funciona mesmo
    abçs

    ResponderExcluir
  49. parabens! Muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  50. Parabéns, vc e fera !!! deu certinho !!!

    ResponderExcluir
  51. Muito bom!!!

    tando para xls 97 como xlsx 2010.

    Show!

    ResponderExcluir
  52. Cara funcionou mesmo!
    Tu é fera.
    Valeu....

    ResponderExcluir
  53. Esta de parabéns,

    Funcionou perfeitamente...

    Obrigado......................

    ResponderExcluir
  54. laboratorista de solos e cbuq12 de junho de 2012 às 21:24

    Cara vc me ajudou bastante vc é 10 !

    ResponderExcluir
  55. Muito bom... funciona mesmo.

    ResponderExcluir
  56. Muito bom....vlw mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  57. Perfeito!Resolveu meu problema. Funciona muito bem e é muito Rápido! Obrigado!

    ResponderExcluir
  58. PORRA VELHO!

    Demais! Ri muito quando consegui, mas é SHOW!!

    lol

    ResponderExcluir
  59. Fantástico! Salvou a vida de um colega meu, eu esqueci a senha de uma importante planilha minha e queria passar uma macro a ele!

    ResponderExcluir
  60. PARABENS. FIQUEI SEM PALAVRAS. VALEU!!!

    ResponderExcluir
  61. Maravilha! Funcionou mesmo! Você é o máximo!
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  62. CAMARADINHA, MUITO BOM, FUNCIONOU, ESPERO QUE VC CONTINUE AJUDANDO QUEM PRECISA DE UMA FORCINHA ASSIM. VALEU MESMO

    ResponderExcluir
  63. Funcionou perfeitament muito obrigado pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  64. Perfeito, sem palavras para a ajuda que me deste. 10 minutos antes de uma reunião importante a p_ _ _ a da planilha não estava aceitando minha senha . . . Valeu !!!

    ResponderExcluir
  65. Simples e útil! Parabéns!

    ResponderExcluir
  66. Caracaaa Manoo!!! Valeuuu!!!! Espetacular.

    ResponderExcluir
  67. Não funcionou.

    abri o arquivo excel protegido por senha
    na sequencia apertei ALT+F11 e nao acontece absolutamente nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, este procedimento é para desbloquear a edição de planilhas protegidas por senha no office 2007.

      Não se trata da 'senha de abertura' do arquivo, e sim para editar o arquivo após aberto.

      Excluir
  68. Velho, não sei quem é você, mais quero que saiba que você é muito cranio.... todos os comentários que aqui estão não foram em vão, gostaria de dar meus PARABÉNS, para você ou vocês que seja...fiquei muito satisfeito assim como todos que fizeram o comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maiky. Como se diz o slogan de uma grande empresa: "Conhecimento, dividir é multiplicar"

      Excluir
  69. Nossa, perfeito.
    muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  70. Cara, muito obrigado, funcionou perfeitamente, e evitou que eu matasse um fulano aqui na empresa que esqueceu a senha da planilha que ele mesmo protegeu, risos....

    ResponderExcluir
  71. Amigo funcionou perfeitamente, agora estou com um outro problema essa planilha tem um outra planilha que tem informações ocultas e bloqueadas como faço para desbloquear e mostrar o conteúdo das células, no aguardo e obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamuron.. Para exibir planilhas ocultas, basta clicar com botão direito em uma das guias de planilhas (embaixo no canto esquerdo da tela) e clicar em Reexibir.
      Att

      Excluir
    2. então o problema que ta com senha e seu procedimento não deu certo com essa planilha em outra deu mas as informações eu podia ver. Da o erro abaixo.

      devido as configurações de segurança, as macros foram desabilitadas. Para executa-las, é necessário e reabrir essa pasta de trabalho e em seguida habilitar as macros. Ai dou ok e mesmo assim pedi a senha ainda.

      Excluir
  72. Aí véi, funcionou legal no Excel 2010. Andei pesquisando várias páginas pelo Google (desde 24/08/12) até chegar aqui. Parabéns e muito obrigado. Nunca mais vou deixar de "escrever" as senhas em algum lugar...seguro! Valeu!!!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  73. Muito obrigada! Sem essa dica não sei como ia prosseguir no meu trabalho... Perderam as senhas, e quem as criou já não trabalha mais na empresa! Ufa, obrigadão

    ResponderExcluir
  74. Sensacional com fotos, código e explicação, obrigado por compartilhar seu conhecimento

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  75. Cara valeu realmente pelo script, ajudou muito.

    ResponderExcluir
  76. Muito obrigado !!!!!! Sem a sua ajuda eu estaria numa situação complicada.

    Valeu por ter compartilhado o seu conhecimento.

    Isto não tem preço.

    ResponderExcluir
  77. Como disse antes, isto não tem preço !!!

    O meu arquivo está protegido com senha para as pastas de trabalho.

    O acesso às planilhas é feito através de macros e consegui com seu script quebrar todas as senhas, menos uma planilha que não tinha acesso através de macro.

    Agora vou abusar do seu conhecimento. Qual seria o script para desbloquear as pastas de trabalho?

    ResponderExcluir
  78. Muito obrigado! Me ajudou muito, mesmo!

    ResponderExcluir
  79. Valeu amigo! Suas informações foram de grande valia!

    ResponderExcluir
  80. Excelente tutorial. velau manolos e manolas

    ResponderExcluir
  81. MUITO BOM, PARABÉNS FICOU BLZA.
    QUERO SABER QUEM SABE COMO SALVAR PLANILHA DO EXCEL COMO JPG??

    ResponderExcluir
  82. Vlw mano, me ajudou mto!

    ResponderExcluir
  83. Parabéns... show de bola...

    ResponderExcluir
  84. Simples e funciona!!!
    Parabéns, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  85. Cara eu nao entendi direito o codigo
    pude percerber que voce usa a tabela ASCII para poder testar diversas senha mas nao compreendi em que momento voce vai diminuindo a quantidade de caracteres, pelo que pude notar voce inicia com a suposiçao de que a senha tem 12 caracteres.

    se estou enganado poderia dar um resumo de o que seu codigo esta fazendo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  86. Muito bom mesmo.
    Compartilhou um conhecimento muito bom.

    ResponderExcluir
  87. EXCELENTE.
    OBRIGADO PELO COMPARTILHAMENTO. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  88. Muito bem explicado simples e objetivo.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  89. cara ficou muito legal seu codigo, só tenho uma duvida, pelo que percebi ele não acha a senha real informada, fiz uma pequena alteração para ver o valor após cada LUP, você poderia me explicar como é isso ?

    valeu
    b = Chr(i) & Chr(j) & Chr(k) & _
    Chr(l) & Chr(m) & Chr(i1) & Chr(i2) & Chr(i3) & _
    Chr(i4) & Chr(i5) & Chr(i6) & Chr(n)

    Sheets("plan2").Select
    ActiveCell = b
    ActiveCell.Offset(1, 0).Select
    Sheets("plan1").Select

    ResponderExcluir
  90. Como faço para desproteger a pasta de trabalho?

    ResponderExcluir
  91. Sensacional, ajudou muito, rápido e eficiente.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  92. Muito bom, obrigado.
    Consegui desbloquear minhas planilhas, mas sera que tem alguma
    forma de eu ver a senha que eu usei para bloquear, pois a perdi.

    ResponderExcluir
  93. Show de bola!!! Consegui desbloquear todas as planilhas e de maneira muito rápida. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  94. Muito boa essa dica, como já foi dito anteriormente, dicas assim tem de ser realmente compartilhadas.
    Muito obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  95. Parabéns mano! Me ajudou e com certeza uma outra infinidade de pessoas!

    ResponderExcluir
  96. Muito bom mesmo, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  97. Olá...

    MUITO BOM!!! obrigada..

    Mas estou com uma dúvida, quando salvo a planilha ela salva automaticamente com a senha novamente.

    Tem como salvar sem a senha??

    ana.veleda@gatti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilize 'Salvar Como' e crie um novo arquivo com o nome desejado.

      Excluir
  98. Meu caro..

    A dica excelente..

    Conseguir editar as planilhas que estavam paradas...

    muito obrigado..

    Leo Evaristo

    ResponderExcluir
  99. Muito boa sua dica, mas no meu caso eu preciso de um script para desbloquear a pasta de trabalho toda, não apenas uma planilha. Você tem disponível?

    ResponderExcluir
  100. Simples e prático! Perfeito!

    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  101. Caramba! Muito bom isso. Valeu demais

    ResponderExcluir
  102. Perfeito! muito bom, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  103. Cara, valeu a dica! Já estava desesperado com uma planilha, segui o tutorial e deu tudo certo... Pergunta: Funciona para word também?!!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  104. Funcionou 100% muito util a dica.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  105. Doido.... vlw brother...

    ResponderExcluir
  106. Salvei pro caaso de precisar no futuro novamente, heheh. Valeu!

    ResponderExcluir
  107. SALVOU MEU EMPREGO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  108. Valeu!!!!!
    Muito bom. Parabens.

    ResponderExcluir
  109. pra mim foi de grande utilidade, funcionou mesmo obrigado

    ResponderExcluir
  110. caraca, vão contratar vc só pra não criar mais essas coisas, muito bom mesmo, estou ha dias com varios programas e nenhum funciona o seu sistema destruiu. parabens mesmo

    ResponderExcluir
  111. Fantástico....eu que sou leigo consegui fazer de primeira.

    ResponderExcluir
  112. Funcionou de cara no Offcie 2010. Obrigado.

    ResponderExcluir
  113. Não consegui desproteger nem a planilha e nem a célula.. Posso mandar o arquivo para você, amigo? Preciso muito da planilha mas estou tomando uma "surra". Abraço!

    ResponderExcluir
  114. Simplesmente a melhor dica, direta e objetiva, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  115. Cara melhor post sobre excel que já encontrei na net, parabéns!

    ResponderExcluir
  116. Simplesmente perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  117. VIVA PELAS DIFERENÇAS!!!

    EU A JUMENTA QUE ESQUECE A SENHA
    E VC O INTELIGENTE QUE ME SALVA....

    OBGDA....

    BJO

    PRISCILA

    ResponderExcluir
  118. Caraca Véi.... funcionou 100%.

    Não te conheço, mas parabens... tu manja de excel e mais ainda de VB.

    ResponderExcluir
  119. extradordinario muito legal realmente funciona 100% parabens!

    ResponderExcluir
  120. vlw cara...... o controle de estoque full... destravado!!!!

    ResponderExcluir
  121. Sem palavras, sqlvo pelo gongo. Ajoelhando-me para saudá-lo. Oh grande mestre... Hehe valew parceiro, muito bom mesmo, digno de varios comentarios...

    ResponderExcluir
  122. Parceiro poucas vezes encontrei algo tão pratico e eficiente na internet.

    Já sou seu fã...

    ResponderExcluir
  123. Muito bom. Funciona. Valeu

    ResponderExcluir
  124. Beleza! O código deu uma paulada na senha e ela sumiu!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  125. Cara! vc tá de parabens!!! isso ai é uma mão na roda...
    continue nos ajudando!

    ResponderExcluir
  126. Valeeeeu! Você é um gênio. Finalmente consegui.

    ResponderExcluir
  127. tem algum macete pra debloquear as estruturas e janelas?, esse só serve pra desbloquear a planilha...

    ResponderExcluir
  128. Velho, sem dúvidas foi a melhor informação de excel que obtive na internet. Obrigado e parabéns por prestar esse serviço de utilidade pública!
    Everton

    ResponderExcluir
  129. Caraca, dica muito ninja!! Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  130. Meu Deus!!!! que legal!!!
    obrugado
    que Deus abençoe muito voce

    ResponderExcluir
  131. Como faz quando o VBA tb pede a senha? o Inserir módulo está desativado tb...
    :(

    ResponderExcluir
  132. Simplesmente excelente...

    ResponderExcluir
  133. Valeu pela dica, foi muito boa e ajudou.

    ResponderExcluir
  134. Maravilha cara, deu super certo.

    Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  135. Obrigaduuuuuuuuu valeu mesmo desbloqueou sem nenhum problema Obrigadoo

    ResponderExcluir
  136. Opa, boa tarde..
    Obrigado, veleu mesmo o desbloquei, parabens...
    Não sabe o quanto me ajudou o desbloquei de uma planilha aqui..
    Vlewwwwwwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  137. Nossa, excelente. Me ajudou muito. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  138. Perfeito!

    Até eu mesmo que soou leigo, consegui. Obrigado.

    ResponderExcluir
  139. Abro a planilha e não pede senha, mas quando aperto ALT+F11 a parte de inserir módulo está desativada, pede senha, poderia me ajudar a solucionar?
    Obs: O arquivo não está protegido por senha para abrir, apenas a edição e o VBA.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  140. Otimoo!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  141. EXCELENTE!!!

    MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  142. Muito bom!!

    Funcionou no office 2013.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  143. E como faz pra desproteger uma planilha que tem senha para abrir?

    ResponderExcluir
  144. Cara.... d + !!!! Parabéns mesmo !

    ResponderExcluir
  145. Valeu pra mim funcionou legal

    ResponderExcluir