terça-feira, 24 de novembro de 2009

Brasil vai receber supercomputador, anuncia MEC

Máquina é capaz de fazer 42 trilhões de operações por segundo.
Doação foi feita por instituto de educação da Suíça.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (24) a doação por parte de um instituto de educação da Suíça de um supercomputador capaz de fazer 42 trilhões de operações por segundo. Ele será utilizado em pesquisas científicas, principalmente na área de neurociência. O equipamento deve chegar no começo de 2010 e começar a operar no mesmo ano.

O presidente da associação de apoio à pesquisa que vai receber o computador, Miguel Nicolelis, disse que a máquina terá mais de 16 mil processadores, com capacidade de 42 teraflops (um teraflop equivale a um trilhão de operações por segundo). “É como vários milhares de PCs operando em rede”, afirmou. Segundo ele, o equipamento poderá ser usado também em análises climáticas e geológicas –podendo ser utilizado, inclusive, em estudos sobre a camada pré-sal.

O computador foi doado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, da Suíça, e ficará instalado no chamado “Campus do Cérebro”, no interior do Rio Grande do Norte. A estrutura para receber a máquina ainda precisa ser construída no local e, enquanto isso, ela deve ficar armazenada em uma empresa de informática na cidade de Hortolândia, em São Paulo. De acordo com o ministro Fernando Haddad, o investimento do MEC no projeto bate na casa dos R$ 100 milhões.



Fonte: g1.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário