terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tire dúvidas sobre a tecnologia Blu-ray


Diferenças entre Blu-ray e DVD
A tecnologia Blu-ray é de alta definição, ao contrário do que acontece com os DVDs. Por isso, a novidade oferece melhor qualidade de som e imagens, além de discos com maior capacidade de armazenamento de dados. Enquanto um DVD armazena até 4,7 GB, os discos Blu-ray armazenam 25 GB e 50 GB.

Alta definição
Para que seu home theater ofereça a melhor qualidade de som do tocador Blu-ray, esse primeiro equipamento também deve ter uma conexão HDMI.
A capacidade dos discos Blu-ray permite que essa mídia armazene grandes quantidades de dados sem a necessidade de compressão, existente nos tradicionais DVDs. Essa é uma das principais características responsável pelo aumento da qualidade do som.

Aparelho de TV

Para que um tocador de Blu-ray funcione com sua melhor definição ele deve ser combinado a uma TV de alta definição. Essas TVs podem ser Full HD (resolução de 1.920 x 1.080) ou HD ready, (720p, por exemplo, que têm alta definição, mas não possuem a melhor qualidade disponível no mercado).

Compatibilidade de formatos
Os aparelhos de Blu-ray leem DVD e até conseguem melhorar a qualidade da imagem desses discos. Por isso, os donos de uma grande “dvdteca” que migrarem para a nova tecnologia não precisarão se desfazer de todos os seus títulos. A recíproca, no entanto, não é verdadeira. Os aparelhos de DVD não leem discos Blu-ray.



Visual
Fisicamente, o Blu-ray é igual a um DVD. Tanto que os DVDs podem ser rodados nos aparelhos de Blu-ray, porque têm o mesmo formato.

PlayStation 3
Os games do console PlayStation 3, da Sony, são no formato de discos Blu-ray. Por isso, além de jogar, os donos desses aparelhos podem usar o console para assistir a filmes em alta definição. No entanto, não é necessário comprar um PS3 para ter acesso a conteúdo Blu-ray: há diversos tocadores no mercado com essa função dedicada.

Nome
O nome vem da tecnologia, que utiliza um laser violeta-azul para ler e gravar dados. É uma combinação de blue (azul, da cor do laser) e ray (raio óptico) – a grafia Blu-ray foi padronizada pela associação que defendia essa tecnologia na guerra contra o HD-DVD.

Preço
A tendência é que essa tecnologia – tanto os aparelhos quanto os filmes e as mídias – fique mais barata com o tempo. Os consumidores que não são fanáticos por qualidade de imagem, que ainda sofrem por desembolsar mais de R$ 80 por um título e que ainda não têm uma TV de alta definição devem esperar um pouco mais antes de embarcar na onda “azul”.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário